quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Submarinos: Uma necessidade!


A última frota portuguesa de submarinos foi adquirida há cerca de 40 anos, sendo que actualmente só 1 (de 4) se encontrava operacional – o famoso Barracuda. Atendendo a que a durabilidade de um submarino é de 30-40 anos, estamos pois em altura de renovar a frota submarina.

Agora põe-se uma questão. Portugal precisa de submarinos?

A minha opinião é SIM. Ora vejamos:

Soberania marítima:
Portugal é um país marítimo. Todos os países marítimos, possuem uma frota submarina activa e renovada. A título de exemplo: Espanha possui 4 submarinos e outros 8 em construção; A Holanda tem 4 submarinos; A Noruega possui 6; A Suécia possui 7; A Polónia possui 5; A Grécia tem 8 e outros 4 em construção. Isto sem falar nas grandes potências europeias e mundiais.
Abandonar a frota submarina é sinónimo de abandono da sua soberania marítima. Seríamos o único país europeu com mar territorial e Zona Económica Exclusiva (ZEE) a deixar de ter essa capacidade. Se Portugal o fizesse, todas as suas responsabilidades marítimas seriam postas em causa, podendo ser ocupadas por países vizinhos, nomeadamente pela Espanha.

Vigilância e Defesa nacional:
A frota submarina é uma componente vital da Marinha para a defesa naval e vigilância dos nossos mares. Há quem argumente que os submarinos são prescindíveis nestes campos e essas funções podem ser desempenhadas pelas nossas (5) fragatas.
Ora, é impensável possuir fragatas ou qualquer outro tipo de frota, senão houver um meio de as proteger, ou seja salvo exista capacidade submarina ou aérea. As fragatas por si só são vulneráveis sem unidades de apoio.
A Marinha, simplificando, tem duas missões:
As chamadas missões de âmbito público que consistem luta contra o tráfico de droga, pirataria, imigração ilegal, pesca ilegal, terrorismo, crimes ambientais e outros actos ilícitos.
Nestas missões os submarinos por serem silenciosos, furtivos e flexíveis na sua utilização, dissimulando a sua presença, garantem os requisitos de dissuasão à prática dos actos acima referidos bem como garantem um patrulhamento eficaz dos nossos mares em conjunto com as nossas fragatas.
Por outro lado existem as missões de âmbito militar que consistem na sua quase totalidade em operações de paz no âmbito da NATO, da ONU, da OSCE, da UE e da EUROMARFOR. E neste campo não nos podemos alhear das nossas responsabilidades de membro das organizações a que pertencemos.

Razões económicas:
Portugal tem uma superfície territorial de 92 000 km² e uma ZEE de 1,66 milhões de km², tornando o nosso país no 11º maior ao nível mundial. E este espaço têm tendência para aumentar, visto que Portugal apresentou à Comissão dos Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas uma proposta para aumentar os limites da sua plataforma continental para 3,6 milhões de km².
O potencial da nossa ZEE é incalculável. O transporte por via marítima representa hoje 90% do comércio Mundial, com tendência para aumentar. Pelas águas jurisdicionais portuguesas passa, actualmente, 53% do comércio Europeu e 70% das nossas importações. A totalidade do petróleo e quase 2/3 do gás que consumimos utiliza rotas marítimas relevando bem que a segurança energética nacional depende em absoluto da segurança no mar. Os estudos científicos apontam para os oceanos e o seu fundo como as futuras fontes de recursos naturais. Se para além destes factos acrescentarmos o potencial pesqueiro, turístico, e energético conseguiremos imaginar o real valor do mar português.

Acham que é possível possuir todo este património sem ter capacidade de o proteger e salvaguardar?

O século XXI será o século do mar. Portugal, como país marítimo por excelência, não pode fugir às pretensões marítimas nem ceder a interesses internacionais e tem até razões para sentir que se abrem novas e extraordinárias oportunidades para se afirmar e desenvolver.

3 comentários:

  1. Conversa animada com o meu grande amigo Sérgio… (comentários no facebook)

    Sérgio Fernandes: Nós até somos um País militarmente activo e cheio de guerras...

    João Nuno Nogueira: Queres um mapa dos países europeus que têm submarinos? Depois desses todos dizes-me quais são os militarmente activos e cheios de guerra...
    Não se trata de guerras mas sim de proteger o que é nosso, somos a entrada marítima para a Europa e uma das maiores zonas marítimas do Mundo...
    Mas de guerras ninguém está safo...pode acontecer a qualquer altura...espero é que não aconteça...
    E não sejas politiqueiro que não me convences lolol ;)

    Sérgio Fernandes: Mas se investisses no que realmente interessa se calhar não estávamos como estamos, tu é que estás a ser politiqueiro só para defender o teu ministro da altura:)

    João Nuno Nogueira: Não queiras começar a falar sobre o estado do País...porque o teu 1º ministro não compra submarinos mas à velocidade que anda a afundar o país bem que vai precisar deles...
    E a ideia dos submarinos não veio do meu ministro da defesa da altur...a veio do ministro anterior e do concurso de compra que o PS votou a favor...na altura era o teu amigo Guterres (e queria comprar 3 a 4)
    Agora se me disseres que se deve realmente investir no que interessa isso também te digo que estou de acordo...muito de acordo! E para isso estamos cá nós...as juventudes partidárias...porque nós é que vamos levar com isto tudo depois!Ver mais

    Sérgio Fernandes: Por isso mesmo é que acho um desperdício de dinheiro e devíamos usar os milhões que se gastaram por exemplo no emprego e no ensino, para ja nao falar da saúde....

    João Nuno Nogueira: Por isso mesmo é que já não vão comprar os 4 submarinos que o PS queria comprar e só compraram 2...agora ficar sem defesa da costa isso não acho bem...
    Ahh e deixa-te de ser panisga e vai comentar ao blog para termos lá gente a falar!! LOLOL... :P

    Sérgio Fernandes: Faço copy paste...mas achas que não chega a frota de barcos que já tens, que so servem para gastar dinheiro ao estado para estarem parados sem fazer nenhum?

    João Nuno Nogueira: É praticamente impensável ter fragatas se não houver um meio de as proteger, é preciso ter capacidade submarina. E deixar de ter fragatas seria o mesmo que deixar de ter Marinha...
    É um tema complicado...mas a defesa também é importante...nã...o se pode baixar armas...
    Tráfego de pessoas, droga, ataques ambientais...pirataria...sim não se houve falar, não é comum...mas sem defesas isso iria despertar ao sucesso de todas essas acções...Ver mais

    Sérgio Fernandes: Está bem, mas continuo a dizer que não eram necessários os submarinos para esse tipo de intervenções...

    Abraço amigo ;)

    ResponderEliminar
  2. Algumas "pequenas" coisas a ter em atenção nestas análises:
    - Soberania Militar
    - Zona Económica exclusiva mais 100.000 km(quadrados), área essa que pode quintuplicar com a nova proposta de pedido de extensão continental (é necessário meios de patrulhamento)
    - Os países com a nossa extensão marítima qual o número de submarinos que tem activos?
    - Transversalidade da utilização de submarinos, tanto pela Monarquia como na república!
    - Submarino - Vida útil de 40 anos
    - A não compra destes equipamentos poderia levar à perda da nossa escola de submarinistas com mais de 100 anos!
    - A não garantia da nossa capacidade de defesa (não só de guerra, mas contra o narcotráfico, tráfico de pessoas, segurança dos transportes que se fazem por mar na nossa zona de responsabilidade.
    - A decisão de compra foi tomada por unanimidade em conselho de Ministros, ano de 2003 numa conjectura económica totalmente diferente; défice em 2003: 56% do PIB; défice em 2009: mais de 90% do Pib.
    Foi feita um investimento na base naval do Alfeite (contrapartidas).
    - Foi renegociado a de 3 a 4 submarinos para dois, portanto a redução de mais de 1000 milhões de euros.
    - Ter em atenção que 80% dos bens transaccionáveis e mais de 2/3 do petróleo são transportados por mar.
    - 53% do comércio da EU passa pelos "nossos mares"
    - Segurança das importações/exportações
    - Submarino custa 450 milhões de euros, fragata 500 milhões de euros, seriam necessárias 40 fragatas para patrulhar Portugal.
    Submarino é um elemento dissuasor, tem um potencial militar avassalador, tem uma vida útil muito grande, necessita de pouca tripulação tem uma área de acção de mais de 10.000 milhas náuticas e tem uma autonomia de cerca de 60 dias.

    ResponderEliminar
  3. Neste texto não fiz nem farei nenhuma análise ao negócio da compra dos novos 2 submarinos. Porque nesse campo entrarão ideologias políticas que se elevarão à razão.

    Neste texto apenas tento combater aqueles que dizem que não precisamos nem de submarinos, nem de marinha, nem de nada. Os motivos que lá coloco são mais que evidentes para percebermos que a marinha é fundamental. Podemos não dar esse valor agora mas no futuro veremos que esse investimento será compensador.

    ResponderEliminar