quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festejar o 5 de Outubro.. mas de que ano?


Estamos em plenas comemorações do centenário da República e para este "grande momento" da nossa história, o estado orçamentou a módica quantia de 10 milhões de euros.
Eu gostava que me explicassem qual a parte da República que estamos a celebrar tão faustosamente:

Será a parte dos preparativos de 1908? Quando um punhado de assassinos matam infamemente o Rei e seu filho, em plena rua, aos olhos de uma mãe/esposa desesperada? Será que é isto que celebramos?

Será a Primeira República? Com os seus 45 governos em 16 anos? Uma página negra na história de Portugal?

Será o Estado Novo? Sendo praticamente metade (1926-1974) destes 100 anos que agora festejamos e tendo eu visto sempre que são as comemorações dos 100 anos da República ,aparentemente, celebramos o Estado Novo.

Será o PREC que festejamos? o caminho rumo a uma ditadura de cariz soviético? as nacionalizações forçadas? os saneamentos?

Será a III República? Onde o FMI teve de intervir em 1983 para nos salvar da banca rota e que se mostrou tão próspera, tão próspera que 27 anos depois (sempre com uma torneira aberta de dinheiros europeus a jorrar) temos o FMI à porta outra vez?

O que celebramos nós afinal?

Não vejo motivos para celebrações! Mas posso dizer o que eu vou celebrar:

Vou comemorar o 5 de Outubro de 1143 onde, com o tratado de Zamora, D. Afonso Henriques faz nascer Portugal!

Vou festejar porque sou português! vou festejar sem apoios do Estado, Vou festejar pois mais que a sua desgraça, uma nação, deve festejar o seu nascimento.

Levem a vossa república centenária convosco, porque eu, estou farto dela!

1 comentário:

  1. Esse dia não deveria passar sem um festejo daquilo que merece ser festejado. Por sermos de Coimbra, e em Coimbra repousarem os restos mortais de D. Afonso Henriques, deveríamos ir a Igreja de Santa Cruz colocar uma bandeira ou uma coroa de flores sobre o seu túmulo.

    ResponderEliminar