quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um Carnaval de Juros




"Juros da dívida de Portugal são os únicos a subir na Europa"




"Taxa exigida pelos investidores sobe para 6,1%, contrastando com a queda das "yields" dos restantes países da periferia da Zona Euro e da Alemanha. "


in, Jornal de negócios. 09-12-2010
Dívida, o bem que os portugueses produziram com melhor qualidade no tempo de Sócrates.
Chegados a 2010, 6 anos de poder Sócrates, toda a gente nos quer comprar dívida.
Há Chineses (onde gritamos para que tenham respeito pelos direitos humanos desde há décadas), Brasileiros (ex-dependentes do FMI e com uma insegurança brutal) - na classe dos novos ricos do mundo. Há Venezuelanos (onde grassa violência, ignorância à volta de um ditadorzeco de pacotilha), Timorenses (por quem chamámos o mundo à razão para o direito à autodeterminação; ah! e onde não há água potável, nem não potável, em muitas partes da região), angolanos (a quem já vendemos partes consideráveis dos nossos agentes económicos mais fortes, as nossas multinacionais) - na categoria dos estamos mal, mas, vocês não vão muito à nossa frente.
Haverá no mundo melhores técnicos, engenheiros e melhor maquinaria legal para produzir uma Dívida com a qualidade, design e tudo o mais que Portugal? Não. Se o Godinho mandar o julgamento do processo face oculta para a calendas, contam os jornais de ontem haver possibilidade legal de tornar nulas as provas que o colocam em prisão preventiva... então, melhor que em Portugal só mesmo no Rio durante o Carnaval.

Sem comentários:

Enviar um comentário