quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Traduza você mesmo de Socratês para Português!

Tal qual uma língua estrangeira, tudo que é dito pelo nosso Primeiro Ministro precisa de tradução. Não falo do seu fluente inglês técnico, mas sim do que aparenta ser português claro. Desenganem-se os que levam à letra o que ele diz, cada palavra requer tradução! Podemos fazer isso em casa? Podemos sim senhor! Lição Nº1: Pegar em exemplos do passado e tentar perceber os padrões. Depois pegar no que ele diz agora e tentar aplicar o modelo.

Pelo passar do tempo já conhecemos as promessas de José Sócrates, esta é a nossa Pedra de Roseta para o Socratês:

"Não se deve cortar nos benefícios fiscais isso seria um ataque à classe média! "= Estão bem lixados, vou cortar isso tudo!

"Não haverá aumento de impostos" = Estão bem lixados, vai ser aumentar tudo!

"Fomos o campeão do crescimento" = Estão bem lixados, vamos entrar em recessão!

Agora vamos ver palavras novas de José Sócrates e tentar prever o futuro?


Aqui ficam as palavras do senhor em 03/11/2010. Usando o modelo que conhecemos do passado e aplicando às palavras de ontem será qualquer coisa assim:

"Sócrates não admite eventual intervenção do FMI" = Estão bem lixados que ele já ai anda a preparar a vinda em força!

"Garante que não está a pensar remodelar o Governo" =Estão bem lixados, ministros novos, que alguns destes têm de ir ocupar os respectivos tachos.

"Quero tirar Portugal do “filme negro” da crise da dívida soberana" = Estão bem lixados que vamos bater no fundo.

"José Sócrates defende que o Orçamento do Estado, aprovado hoje com votos a favor do PS e abstenção do PSD, é “baseado na credibilidade”, não prevê nenhuma receita extraordinária e representa uma boa notícia para os mercados." = Estão bem lixados que o juro da dívida vai continuar a subir.

"Afastou, também, o cenário de nos próximos meses ainda serem necessárias mais medidas de austeridade" = Estão bem lixados vem ai mais PEC PEC PEC na malta!


Espero que a lição de Socratês/Português tenha sido clara, e que todos estejam atentos ao futuro para verificar a correcção desta técnica.

Como se pode constatar, na verdadeira linguagem do nosso Primeiro , mais coisa menos coisa, tudo se resume a Estão bem lixados.. até quando vamos aturar isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário