segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cinco considerações sobre mamíferos da família Leporidae


As eleições presidenciais ficam marcadas pelos mamíferos da família Leporidae.

Se não vejamos:

1 - O Coelho foi a grande surpresa, quase com 5% dos votos, 40% na Madeira e ganhou o Funchal! Olhado por alguns como um descrédito à democracia e por outros como um bom exemplo de como ela anda por estes dias, Coelho recolheu votos de protesto por todo o país!

2 - A Lebre (Defensor de Moura) Ficou em ultimo lugar com votação residual e um fraco "score" mesmo em Viana do Castelo onde foi presidente de Câmara muitos anos. O facto de no momento da derrota ter dito " não felicito o vencedor" diz tudo sobre este senhor.

3 - A Lebre, tal qual no atletismo, marcou o ritmo da campanha à esquerda. Dizia o que Alegre não podia dizer mas podia pedir esclarecimentos e dar outra amplificação.

4 - O juízo dos portugueses sobre este tipo de campanha foi claro! Vitoria à primeira de Cavaco Silva, penalização de Alegre por ir atrás da Lebre (menos votos que quando foi sem o apoio do BE e do PS), e quanto à lebre... uma humilhação de ver a sua carreira política acabar esmagada por um Coelho.

5 - Cavaco apesar de justo vencedor deixou uma ideia muito "Pedro Barbosa".
Não jogou grande coisa estes 5 anos, mas agora para renovar, não só jogou bem, como deixou promessas de grandes golos para o futuro. Ficamos à espera se vai tirar algum coelho da cartola.

Deixando os bichos em paz (já me começa a dar fome) julgo importante referir mais alguns pontos.

1 - BE+PS não soma, subtrai.

2 - PSD + CDS volta a dar bom resultado.

3 - Abstenção no Concelho de Miranda do Corvo: 86,02% e no Concelho da Lousã : 76,26%. Concorde-se ou não com esta forma de protesto representa uma desilusão enorme com a politica e os políticos por parte destas populações.


Siga para Legislativas..

Sem comentários:

Enviar um comentário